domingo, 13 de fevereiro de 2011

SANTA FAUSTINA (TRAÇOS BIOGRÁFICOS)

A Irmã Maria Faustina(Helena Kowalska), nasceu a 25 de Agosto de 1905, na Polónia. Era a terceira de dez filhos de Estanislau e Mariana. O pai, lavrador e carpinteiro, com dificuldade podia sustentar tão numerosa família. Pobres,mas honestos, os pais incutiram aos seus filhos o amor de Deus, a obediência e a laboriosidade.
Aos vinte anos,Helena ingressou na Congregação de Nossa Senhora da Misericórdia. A finalidade desta família religiosa era o cuidado e a recuperação social de raparigas moralmente decaídas. A Irmã Faustina distinguiu-se pelo ardente amor á Misericórdia divina e ao próximo, pela heróica paciência e pela piedade sólida e prudente, virtude que que a conduziram ao cume da santidade.
Jesus Cristo escolheu esta simples e humilde Irmã, como Apostola da Sua Misericórdia.
Viveu treze anos na Congregação, e faleceu no dia 5 de Outubro de 1938, em Cracóvia, com 33 anos de idade.
Nos seus primeiros tempos de vida religiosa, o Senhor revelou à Irmã Faustina os Seus desígnios para com ela, que escrevia no «Diário» (escrito por ordem do seu confessor): «Na tomada de hábito, Deus deu-me a conhecer o muito que havia de sofrer. Vi claramente ao que me competia» (D.22). Não recuou, com medo, diante do sofrimento, mas permaneceu fiel aos compromissos tomados, tornando-se, deste modo, instrumento dócil nas mãos de Deus, que por meio dela, quis comunicar ao mundo a Mensagem da sua Misericórdia.
Como conta a obra de Deus, também a devoção á Misericórdia de Deus passou por diversas provas, que, geralmente, são sinais de autenticidade das revelações. No seu «Diário», a Irmã Faustina escreveu, no ano de 1935, palavras dirigidas ao seu confessor. «Virá o tempo em que esta Obra, que Deus tanto me recomenda,(parecerá) como completamente destruída e, depois disso, a acção divina manifestar-se-á com grande força, e há-de dar testemunho da sua autenticidade. Será um novo esplendor para a Igreja, embora há muito nEla estivesse latente»(D. 378).
A primeira parte da «profecia» cumpriu-se quando, no dia 6 de Março de 1959, a Sé Apostólica proibiu a divulgação do culto da Misericórdia de Deus, segundo a forma contida nos escritos da Irmã Faustina.
Após 20 anos, no dia 15 de Abril de 1978, depois de cuidadosamente estudo de todo o assunto e de ter ouvido a opinião dos Teólogos, a Santa Sé anulou a proibição de 1959, permitindo assim , a divulgação do culto da Misericórdia de Deus. E divulga-se, realmente em todas as partes do mundo.
No dia 18 de Abril de 1993, no Domingo da Pascoela, o Santo Padre João Paulo II beatificou a Irmã Faustina. Citamos as palavras do Papa, na cerimónia da beatificação:
«Saúdo-te, Irmã Faustina. A partir de hoje a Igreja chama-te Bem-Aventurada. Ó Faustina, como é extraordinária a tua vida! Precisamente tu, pobre e simples filha do povo Polaco, foste escolhida por Cristo para recordar aos homens o GRANDE MISTÉRIO DA MISERICÓRDIA DIVINA! é deveras maravilhoso o modo como a devoção a Jesus Misericordioso progride no mundo contemporâneo e conquista inúmeros corações humanos! Este é sem duvida UM SINAL DOS TEMPOS UM SINAL DO NOSSO SÉCULO XX.
..../....

2 comentários:

  1. Paz de Jesus
    Já estou a seguir o blog
    Nossa Senhora o abençoe

    ResponderEliminar
  2. Paz de Jesus e muito obrigado, pois devemos ser apóstolos da divina Misericórdia. Pois é Ela que nos Salva! Jesus, eu confio em Vós.

    ResponderEliminar